13 de abril de 2011

O QUE É MODALIDADE DE APRENDIZAGEM?

Por Cynthia Alves

As Dificuldades de aprendizagem são caracterizadas por qualquer dificuldade apresentada pelo aluno para acompanhar o ritmo de seus colegas da mesma faixa etária.  Pode ser o resultado de diversos fatores: COGNITIVOS, AFETIVOS, ORGANÂNICOS e/ou SOCIAIS precisando ser abordada de diversas formas.
A Modalidade de aprendizagem, por sua vez, é a forma particular que a criança utiliza para aprender, variando de pessoa para pessoa e estando relacionada às primeiras experiências do indivíduo.
Para se promover uma aprendizagem SADIA é necessário que sejam respeitadas a forma e o ritmo que a criança utiliza para aprender, levando em consideração esses fatores, ou seja, a sua Modalidade de aprendizagem.
A Modalidade de aprendizagem não pode ser modificada, mas pode ser ressignificada na medida em que a criança vai atribuindo novos AFETOS e SIGNIFICADOS ao ato de aprender (saber). Isto se dá em consultório, num ambiente rico, protegido e tranqüilo onde a criança será capaz de executar as mais variadas tarefas, indo das mais simples às mais sofisticadas, sem ser cobrada por resultados.
Conte com a ajuda de um psicopedagogo.